domingo, 16 de outubro de 2022

Novos tempos




Como estou envelhecente não quero parecer saudosista.
Mas que é fato que a sociedade brasileira piorou desde quando era adolescente, isso é incontestável.
A sociedade ficou mais sem educação, não apenas da educação escolar, que também piorou, mas, principalmente, aniquilou o respeito e a dignidade no convívio social.
Além disso, a sociedade ficou mais pretensiosa, mais corrupta, mais fanatizada, mais sequiosa de ficar rica a curtíssimo prazo.
Enquanto ficou menos meritocrática e menos combativa contra o crime, através de legislações a favor do crime e uma justiça que prima pela impunidade.
O resultado é que, conforme pesquisas, o jovem esta desalentado.
Não vê perspectivas de uma futura vida melhor.
Há um abandono escolar maior do que o esperado, pela constatação atual de que a conclusão de uma faculdade, por exemplo, não trará melhores salários.
Outros em razão das dificuldades financeiras familiares, que o empurram para um emprego, quando não para o crime.
Aqueles que podem estão com planos de deixar o Brasil!!
Os que aqui ficarem continuarão resignados a aceitar passivamente essa situação.
Talvez pela falta de lideranças capazes de motiva-los a recuperar a autoestima e resgatar valores que serviram de base para a prosperidade no passado e que hoje caíram em desuso.
Independentemente de quem ganhe a eleição para presidente, não há entre os candidatos uma liderança nem projetos para tal desafio.
No Congresso, que seria outra opção, embora aja um ou outro congressista capaz, enfrentam o problema de que uma andorinha não faz verão.
Sinto falta de um grupo coeso que queira realmente tirar o Brasil desse atoleiro.
Espero que entre os jovens surjam lideranças para que mudem essas perspectivas num futuro.
Talvez não esteja mais aqui para vê-las.

14 comentários:

  1. Concordo com você Geraldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que me comentário esteja alinhado com seu pensamento

      Excluir
  2. O cenário é esse mesmo. No lado das lideranças com algum futuro a vaidade corre solta e a autofagia se encarrega de controlá-las. No lado oposto a incompetência dá lugar ao oportunismo. O sistema é feito por eles e para eles. Os exemplos são os piores possíveis. O povo fala na importância da educação, mas ouço candidatos oferecendo pagamento para quem for à escola. Fala-se na importância do aprender, mas ouço gente do povo reclamar a falta de merenda. O motivo para ir à escola é a merenda, não o conhecimento. Enfim Geraldo, não é o tempo que nos excluirá do saber o que sobrou. Nós é que aterrisamos no pivô errado.

    ResponderExcluir
  3. Seu comentário é bem vindo!
    Agradeço sua participação.

    ResponderExcluir
  4. Envelhecendo sim,mas ainda não perdi a esperança !! O Brasil irá crescer,sim, eu creio ,eu tenho FÉ!!!! Se não tiver isso dentro de mim, estarei vazia, amarga , desesperançosa. Vamos fazendo a nossa parte, individualmente,e tentando partilhar,compartilhar conhecimentos,valores,obras, experiências, com a sociedade,através de atos, palavras, serviços voluntários, exemplos, participação com os mais necessitados,com a mesma garra de quando éramos adolescentes,mas agora somada a nossa experiência de vida, com mais calma,com mais desprendimento.A participação pode começar dentro da nossa casa, na nossa família mais ampla,no bairro que vivemos,na comunidade religiosa que pertencemos,ou independente de quem quer que seja,vamos semeando, semeando,não com a expectativa de nós colhermos,mas com a alegria que nossos netos,as novas gerações, colherão em futuro próximo, um país melhor🇧🇷.Nao sou pueril Geraldo,mas tenho para mim, que envelhecer assim ,acalma a alma ,aquece coração, e com toda certeza, diante morte terei paz. Fique bem , fique com DEUS e grata por nós fazer refletir,com as suas resenhas .Um abraço a toda a sua família .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário é bem vindo!
      Agradeço sua participação.

      Excluir
  5. Você definiu tudo muito bem Geraldo mas eu continuo tendo muita fé neste país e na nossa gente!
    Temos líderes bons e bem intencionados sim e o futuro será mais limpo, mais alegre e com mais honestidade!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário é bem vindo!
      Agradeço sua participação.

      Excluir
  6. Eu vejo o país mergulhado no obscurantismo. É uma nova idade média. Depois de tudo que passamos nos últimos 50 anos, chegamos a um 2⁰ turno onde se escolhe entre Lula e Bolsonaro. Isso não é escolha, é castigo.
    Um Estado que não investe em Educação não tem futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário é bem vindo!
      Agradeço sua participação.

      Excluir
  7. Para mim,tudo começa dentro de casa.Quem tem berço, tem tudo! Um jovem que cresceu com princípios, com noções de valores, com o mínimo necessário, capaz de torna-lo um cidadão pronto para o convívio na sociedade, não se deixará influenciar pela visão e opinião alheias. Saberá sempre se conduzir e não ser conduzido.O que vemos nos jovens de hoje, é estarrecedor...Todos com a cabeça feita nos Colégios, nas Universidades, cem por cento de esquerda.Para eles não existe ser conservador,ser de direira.Parece até que,ser de direita é pejorativo! Estão absurdamente a favor da esquerda, mesmo tendo ela mostrado que, seu discurso não condiz com sua prática. Eles até se escandalizaram com tudo o que a esquerda fez entre 2003 e 2016 mas,bastou um aceno,um chamado enganoso, que perderam a memória e foram arrebanhados. São verdadeiros gados,lamentavelmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário é bem vindo!
      Agradeço sua participação.

      Excluir
  8. Concordo com vc Geraldo apesar de acreditar que a cada nova geração perde-se um pouco da ética, educação e moral que os nossos antepassados do século XVIII e XIX tão arduamente conquistaram. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que voce não se identificou-se. Gostaria de saber quem é.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.