sábado, 25 de junho de 2022

O Fanatismo entre nós


Tanto se fala de fanatismo político, mas continuamos sem entender o que causa esse fenômeno.
Ao longo da historia da humanidade podemos observar que o fanatismo se repete incessantemente.
Parece que a humanidade não aprende com seus próprios erros.
O fanatismo não se encerra no contexto político.
Há o fanatismo religioso também.
Já se matou milhares de pessoas em nome de deus.
E continuam matando, como ocorre com o islamismo extremista.
Assim como há fanatismo nos esportes, em especial no futebol, com torcidas organizadas que extrapolam o apoio ao time nos estádios e chegam a se digladiar nas ruas como inimigos ferozes.
Observando a natureza constato que nos animais que vivem em bando há sempre um líder e os demais seguem cegamente esse líder.
Esse comportamento faz com que aja coesão entre eles e assegura que não aja discordância nas decisões do líder para a concretização de ações que devem ajudar o grupo.
Isso me faz pensar que deve haver algum material genético que determina esse comportamento.
Há o gene do líder e o gene do liderado.
O ser humano, como vive em bando ou em sociedade, também é portador desse material genético.
Enquanto os primeiros humanos, no passado, tinham lideranças semelhantes aos animais selvagens esse comportamento funcionava bem.
Entretanto, de alguma forma, o gene do líder foi corrompido em alguns, que acabaram se tornando lideres fora do contexto determinado pela natureza.
Enquanto em outros o gene do liderado sofreu alterações para o fanatismo.
Foi quando surgiram lideranças que buscavam apenas o poder pelo poder.
Esses falsos líderes chegaram e se mantiveram no poder, uns pela força bruta, outros com seus argumentos astutos, próprios de estelionatários, mas todos tendo como pano de fundo o medo.
Talvez fosse o gene da vaidade pessoal em ação nesses lideres.
Enquanto isso o líder que deveria conduzir seus liderados para o bem comum passou a ser combatido pelos falsos lideres e afastados de seu papel natural.
Isso foi possível em função de que grande parte da população continuou portando o gene do fanatismo e se tornou numerosa.
A partir disso foram criadas instituições que permitiam o exercício do poder desses líderes, que se aprimoraram ao longo do tempo para manter essa nova ordem.
Como o fanatismo dava apoio aos falsos lideres foi possível que uma vez identificado o líder, mesmo que falso, fizesse com que a maioria passasse a segui-lo sem contestação. 
Com o advento da democracia em um ambiente que há ignorância e ou miséria em abundancia, entre outros fatores, a ascensão de lideranças inescrupulosas exploram a crença de que são as esperanças desse povo e acabam sendo eleitos.
Mas, houve uma cisão entre essas lideranças.
E surgiu o antagonismo, a polarização.
Que está presente em nossos dias, impedindo que nos tornemos uma sociedade justa, unida e melhor.

4 comentários:

  1. Fanatismo exacerbado é um mal que atinge o cérebro, fazendo a emoção sobrepor à razão. O fanático doentio não consegue livrar-se da verdade que o acompanha. Quando os fatos não o satisfazem, promete deixar, mas o mal volta. Isto ocorre pela falta de discernimento da verdade que o individuo não quer enxergar..
    Na política existem os fatos incontestáveis que levam as pessoas idolatrarem determinado homem público por várias razões.
    Sua vida pregressa, pelo seu comportamento espontâneo, pela sua honestidade, seus princípios básicos. Outros são odiados , porém
    por motivos contrários , e rejeitados de forma definitiva. Isto, também é fanatismo, pois contém os mesmos ingredientes da idolatria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jose geraldo barbosa duarte junior26 de junho de 2022 às 05:49

      Agradeço seu comentário que acrescenta mais visões a matéria

      Excluir
  2. O fanatismo tem somente uma causa: a ignorância.

    ResponderExcluir
  3. Antonio Neto: Nem sempre o fanatismo vem da ignorância. O fanático não quer enxergar a realidade Ignora os fatos por conveniência., julgando a seu modo, jogando a culpa dos seus defeitos a outrem. Nem Freud explica....

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.