Ha uma teoria equivocada de que um processo de indução possibilita o progresso.
Foi tentado na educação, anos atrás.
Acreditaram, como continuam acreditando, que bastava dar acesso a educação, para que o individuo progrida e torne-se um sujeito culto.
A ideia básica era a de que bastava o aluno ter contato com o currículo escolar que aprenderia por indução.
Sim, houve uma parcela que realmente prosperou.
Mas, a grande maioria ou virou analfabeto funcional ou tem dificuldade de interpretação de textos, mesmo com diploma universitário!!
Os educadores, que comandam esse setor, continuaram acreditando na indução e inventaram as tal das cotas.
O resultado continua sendo frustante.
Não basta dar acesso a educação superior facilitando o acesso de quem não teve uma boa formação.
O problema só sobe mais um degrau.
A educação tem que ter qualidade desde o ensino fundamental!
Coisa que os educadores não se preocuparam e continuam não se preocupando.
Ate porque o emprego de cota é a demonstração do fracasso da indução sem qualidade.
Mas, a adoção da técnica da indução não ficou só na educação.
Na constituição de 1946, os legisladores acreditaram que os municípios mais pobres, em especial na região norte nordeste do Brasil teriam progresso com o envio de verbas federais para os municípios.
Sim, houve uma parcela que realmente prosperou.
Mas, a grande maioria ou virou analfabeto funcional ou tem dificuldade de interpretação de textos, mesmo com diploma universitário!!
Os educadores, que comandam esse setor, continuaram acreditando na indução e inventaram as tal das cotas.
O resultado continua sendo frustante.
Não basta dar acesso a educação superior facilitando o acesso de quem não teve uma boa formação.
O problema só sobe mais um degrau.
A educação tem que ter qualidade desde o ensino fundamental!
Coisa que os educadores não se preocuparam e continuam não se preocupando.
Ate porque o emprego de cota é a demonstração do fracasso da indução sem qualidade.
Mas, a adoção da técnica da indução não ficou só na educação.
Na constituição de 1946, os legisladores acreditaram que os municípios mais pobres, em especial na região norte nordeste do Brasil teriam progresso com o envio de verbas federais para os municípios.
Foi criada a primeira versão do FPM - Fundo de Participação dos Municípios.
Mesmo sabendo que poderia haver desvios dessas verbas pelo prefeito, como de fato houve e continua havendo, acreditavam que o processo de indução aconteceria e traria progresso ao município, pois haveria uma distribuição de renda.
Igualmente à educação, o resultado não foi como o esperado.
Ao contrario, ficaram mais ricos aqueles poucos que se beneficiaram com o aumento da arrecadação municipal e o povo mesmo continuou na miséria e sem melhora na qualidade de vida.
Mesmo assim o FPM continua ate hoje, sem que houvesse um controle efetivo de melhora no município.
Ao contrario, ficaram mais ricos aqueles poucos que se beneficiaram com o aumento da arrecadação municipal e o povo mesmo continuou na miséria e sem melhora na qualidade de vida.
Mesmo assim o FPM continua ate hoje, sem que houvesse um controle efetivo de melhora no município.
A tal prestação de contas é meramente formal.
Não satisfeitos com a corrupção local, o Congresso quis participar da farra e criou a tal das emendas orçamentarias, que possibilitam mais envio de verbas aos municípios.
Como se vê foi apenas a corrupção que progrediu!
Não satisfeitos com a corrupção local, o Congresso quis participar da farra e criou a tal das emendas orçamentarias, que possibilitam mais envio de verbas aos municípios.
Como se vê foi apenas a corrupção que progrediu!
GB, não existe político que possa pensar em trabalhar para o bem, educação, moradia e dignidade de seu povo. Ele vislumbram como utilizar os recursos em benefício próprio. Esqueça qualquer sistema educacional que queiram ou tentado melhorar a formação do cidadão. Isso deixaria a pessoa mais inteligente que eles e poderia haver uma rebelião! Então! Fizeram o povo mais ignorante e com as bolsas ficam no poder. Não temos neste governo pessoas capacitadas e habilitadas para ensinar ou governar ele só querem roubar! Veja o belo exemplo da Ministra da Cultura, que foi convidada para o show pago com o seu dinheiro travestido de Lei Rouanet! Vc acredita que com essa turma vamos chegar em algum lugar? PT Daudacoes! MP!
ResponderExcluirNada vai mudar! A Educação é o início de tudo e do modo como está morre por aí!!!!!
ResponderExcluirTexto perfeito, Geraldo. Discordo apenas de que o problema subiu um degrau. A meu ver, subiu a escada inteira. O estado desconhece o princípio da Seleção Natural. Paga pelo voto de indivíduos e suas famílias que raramente investem em conhecimentos nos primeiros 15 anos de vida. Não bastasse esse viés, restringe à metade as oportunidades para aqueles que realmente se esforçaram. O atual sistema engana a todos, inclusive os que confundem progresso com a oportunidade de chamar um Uber com um médico ao volante.
ResponderExcluirConcordando com tudo, porém não com quem pensa não haver solução.
ResponderExcluirDeve haver um meio, uma política paralela, do bem, porque idealistas há , mas apartados, cada um no seu nicho.
Pensar em um meio de aglutinar essas pessoas e toca reuni-las.
É começar!