quinta-feira, 30 de março de 2023

A dialética no combate a emissão de carbono


A União europeia estabeleceu o ano de 2035 como data para deixar de produzir carros movidos a combustível fóssil.
O objetivo dessa medida é combater a emissão de carbono.
O caminho para atingir essa meta já esta em andamento: 21% da media dos carros novos europeus são elétricos!
A China segue o mesmo caminho, com 27% das vendas de carros elétricos.
A media mundial ainda é baixa: 13%.
No Brasil, caminhamos de maneira incipiente: 0,1% da frota é hibrida ou elétrica.
Entretanto, fica a pergunta que não quer calar:
De que forma sera produzida a energia elétrica para abastecer esses veículos?
Hoje, a produção de energia elétrica mundial é predominantemente advinda de usinas que funcionam a base de carvão mineral, óleo ou gás natural!
A energia elétrica para abastecer os carros elétricos então não combate efetivamente  emissão de carbono, como querem parecer.
Utilizam de subterfúgios para enganar a quem?
Embora no Brasil tenhamos uma frota baixíssima de carros elétricos, por outro lado, a matriz de geração elétrica esta em quase 83% constituída por fontes hidráulica, solar, eólica e biomassa.
Isso sem contar a energia do etanol, que é de fonte renovável!
Enquanto isso no resto do mundo, a produção media de energia elétrica "limpa" esta na casa dos 29%!
Portanto o Brasil, está sim combatendo a emissão de carbono de maneira clara e transparente.
Ou seja, o Brasil, no quesito de produção de energia "limpa", está num patamar confortável.
Para manter a vanguarda nesse tema, deveria o governo brasileiro estabelecer como meta o aumento da produção interna e comercialização de carros elétricos, como faz o resto do mundo.
Assim como o resto do mundo deveria, simultaneamente às metas mundiais de produção de carros elétricos, estabelecer metas de mudança da matriz energética com a mesma ambição.
Mas não dão noticias auspiciosas nesse sentido.

2 comentários:

  1. Tem varias questões a serem debatidas. Mas vamos nos limitar a três:

    1- A produção do carro elétrico polui muito por conta das baterias que tem baixa durabilidade;

    2- o mundo depende do petróleo para muito mais que apensa um combustível, todos os plásticos e medicamentos são feitos do petróleo, se vamos para de usar o petróleo temos que solucionar essa questão;

    3- a ideia do aquecimento global é baseada na comparação com a temperatura no inicio da revolução industrial, porem se olharmos para os últimos 10.000 anos a temperatura esta baixa.

    Bonus: Tem tbm a questão do COVID por um longo período o mundo "parou" por conta dos lock-downs (não vou entrar na questão da eficácia da medida, ou falta dela) mas fato é, baixamos e muito a emissão de carbono durante esse período, porem nada mudou no "aquecimento global", contrario a logica da redução das emissões. Vale lembrar que estava previsto que "agora" já estaríamos todos debaixo d'água, lembra da Greta naquele famoso discurso, pois é nada daquilo aconteceu....

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  2. Se o Brasil interromper o desmatamento da Amazônia e impedir o uso de fogo para preparo da terra para fins agrarios já terá contribuído, e muito, com a questão da emissão de carbono. O esforço de todos com a implantação de placas solares foi premiado com imposto sobre energia solar (temporariamente suspenso), os carros elétricos não resultarão em providência diferente dessa, mormente de um governo que depende de muito dinheiro para se manter no poder.

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