sábado, 25 de janeiro de 2025

Comida cara, governo ruim!

   


    Comida pressiona inflação da comida dos mais pobres, eleitores de Lula, e o governo, preocupado, estuda reduzir impostos para baixar os preços dos alimentos.
    Ano passado, visando abaixar o preço dos arroz, decidiu importar arroz, criando uma insatisfação tamanha nos produtores de arroz nacional, que o obrigou a cancelar a medida.
    Impressionante a falta de planejamento estrutural, enquanto há fartura em criatividade, por conveniência conjuntural, de nossos governantes.
    Lula, já com vista em sua reeleição em 2026, como não tem uma estrategia ampla para melhorar as condições de consumo de alimentos da população, busca soluções imediatistas, conhecidas como voo de galinha.
    Passada a dor de barriga, volta tudo como era antes.
    Nada é pensado para se tornar definitivo.
    Assim fez Bolsonaro com os preços dos combustíveis, entre outros atos, durante sua tentativa fracassada de reeleição na campanha eleitoral de 2022.
    Fez pior.
    Abaixou a alíquota do ICMS, imposto estadual, dos combustíveis,  trazendo prejuizo fiscal aos governos estaduais, que no final, tiveram que ser socorridos com verbas federais e, após seu governo, esses impostos voltaram à alíquota anterior.    
    Nada de planejamento e implantação de uma politica de manutenção de preços de produtos para consumo com base em taxação menor.
    Para uma redução consistente de impostos é preciso uma Reforma Administrativa e Fiscal que reduza os custos de toda maquina publica.
    Federal, Estadual e Municipal.
    A maquina publica brasileira é custosa, inchada em alguns setores e deficiente em outros, presta um serviço de baixa qualidade, enquanto paga altíssimos  salários para uma casta privilegiada e baixos salários em atividades como o ensino publico básico.   
    Mas, pensar em tornara a maquina publica mais eficiente e a um custo adequado. isso não passa na cabeça de todos os políticos que estão ai.    
    Ate porque seus interesses estão sempre voltados na sua manutenção no poder e alguns na corrupção no uso das verbas publicas.
    Só temos políticos medíocres!!!
    A culpa é nossa, dos que pensam, evidentemente.
    Os demais votam sem saber nem em quem estão votando. 
    Por isso temos que acabar com o voto obrigatório.
    Fazendo isso, aquele que não pensa num Brasil melhor nem vai se mexer pra votar.
    Mas, só isso não basta.
    Não adianta, também, reclamar que não temos opção melhores.
    Temos sim, mas estes, sem o apoio maciço da população pensante, não conseguem chegar ao poder.
    Vamos nos mexer, gente!
    Vamos trocar essa corja que está ai.
    Sem mitos, por favor!

5 comentários:

  1. Improviso medíocre retrógrado ação perturbadora e totalmente desnecessária....... faça a lição de casa e arrume as finanças que seria bem melhor

    ResponderExcluir
  2. concordo em gênero e número com o seu texto , correto totalmente , já passamos da hora , acordem , está nas nossas mãos o poder de mudar , não ao voto obrigatório , mudanças urgentes na escolha dos Ministros do Supremo , a escolha tem que ser nossa através de votos de pessoas altamente qualificadas e sem vínculos partidários e ideologias .

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Geraldo. O PT é um Robin Hood estranho. Tira dos que trabalham para comprar votos dos vagabundos. Isso funciona por tempo curto. E esse tempo já passou.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com nenhum dos comentaristas e nem com você Geraldo! Ou transporte não pode sofrer Taxação muito grande Porque fica viável ao produtor Levar seu produto Que vai alimentar a população . Também não pode dar comida de graça e vi muitos depoimentos de produtores Que explicaram que tinham que jogar fora sua produção Porque Era insuportável o preço do transporte Quando chegava a comida no Ceasa Não compensava Vender o produto . Ofereceram de graça mas o governo não deu transporte para eles não sei porque . Todos teriam comido do bom e do melhor fresquinho se o frete Fosse viável . combustível é muito caro principalmente por causa do aumento do preço. O Outro governo não taxou tanto o combustível por esse motivo. Maria Alice Rezende de Campos Prado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Alice, lendo sua manifestação concluo que você não discorda de mim. Você, apenas, teve um outro olhar do mesmo problema. Esse outro olhar complementa meu pensamento. Obrigado pela sua contribuição.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.