sábado, 18 de março de 2023

Mudança climática destruidora



As civilizações da era do bronze, que viviam na região do Mar Egeu, Sudoeste da Ásia e no Mediterrâneo Oriental, sofreram um colapso, que estudiosos, ate então,  não conseguiam entender como aconteceu.
Recentemente, novos estudos concluíram que houve na região mudança climática, promovida pelas ações exclusivas da natureza.
Essa mudança climática provocou escassez de alimentos, que gerou fome generalizada e como consequência invasões e guerras, que culminaram com a destruição dessas civilizações e de seus lideres.
Estamos, novamente, vivendo um momento de mudança climática no mundo.
Muito embora seja uma ação da natureza, ao invés de mitiga-la, estamos contribuindo com variadas ações que contribuem com a destruição do meio ambiente.
Inexoravelmente, diante do fato que se repete, poderemos sofrer as mesmas consequências das civilizações da era do bronze em escala mundial.
Faltam cabeças pensantes, em posições de poder, para que promovam ações para evitar o pior.
O que se vê são políticos, que diante do problema, acreditam em suas fantasias egoístas de que estão blindados contra o mal que poderemos vivenciar.
Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la.

9 comentários:

  1. Só que agora como isto está acontecendo em várias partes do mundo o problema será Global para as futuras gerações que irão lembrar de nós com indignação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade. Evidentemente que, como ocorreu no passado, não foi nem será o holocausto da humanidade. Entretanto, aconteceu o aumento da ignorância e o retrocesso ao desenvolvimento das civilizações da era do bronze. Isso pode acontecer novamente!

      Excluir
  2. Geraldo, olhando por muitas janelas ao longo desta jornada e tendo visto vendavais, tempestades e faíscas, guerras, vitórias e derrotas, mais alegrias que sofrimento e, finalmente tendo aprendido a aprender, hoje eu vejo que a espécie humana não aprende. Estamos fadados à redução devastadora ou até à extinção. As hegemonias mais fortes ainda são a cegueira e a vaidade. A natureza é implacável com cegos exibicionistas.

    ResponderExcluir
  3. Sequência de pecados: ganância (que impede que parte dos lucros seja usada para reduzir a poluição), irresponsabilidade (os outros tem mais culpa que nós), vaidade (poluição que produzimos tem interesse social).

    ResponderExcluir
  4. O ser humano não pensa, não lê, não estuda e não aprende.
    Então tudo pode ser repetido, principalmente os erros do passado!!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.