sexta-feira, 28 de abril de 2023

Marco do Saneamento - vamos para o futuro ou voltamos para o passado?




No passado, as estatais tiveram importância para alavancar o tímido progresso nas demandas de infraestrutura brasileiras.
Mas, hoje mudou.
Há empresários ávidos para investir em negócios, que no passado não tinham grande interesse.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com o saneamento básico.
As prefeituras, com suas SAE (Serviço de Água e Esgoto), limitavam-se a manter o sistema, que fora criado no passado mais longínquo.
Não investiam, por falta de recursos públicos.
Assim não havia ampliação da rede de água, com novos reservatórios e aumento da distribuição.
Em vários municípios não havia sequer rede de coleta, quanto mais de tratamento de esgoto!
No estado de São Paulo, com a criação da SABESP, muitos municípios, que aderiram aos serviços da estatal, aumentaram o alcance do serviço de distribuição de água como nunca haviam experimentado.
Entretanto, ate pela grandiosidade que a estatal sofreu ao longo dos anos, perdeu capacidade de continuar com seu projeto desenvolvimentista na área de saneamento básico.
Embora tenha chegado próximo das metas de distribuição de água potável, as metas de coleta e tratamento de esgoto não foram atingidas.
E, se continuar desse jeito, as metas terão suas datas postergadas sei lá para quando.
As estatais, como as prefeituras no passado, perderam capacidade de investimento.
O novo marco do saneamento, aprovado no Congresso, em 2020, abriu possibilidade de investidores ocuparem o espaço para que toda população brasileira possa ter água potável e coleta de esgoto em seus domicílios.
Entretanto, Lula, com sua retrógrada predileção por estatais, editou decretos que praticamente destruiu o novo marco do saneamento.
Temos que reagir.
Felizmente o Congresso demonstra vontade de anular os decretos de Lula.
Em nome de um Brasil melhor, temos que apoiar os congressistas!

4 comentários:

  1. Parece que o tal do presidente atual está pensando em parar de interferir no marco do saneamento, mas não vai desistir fácil e vai ficar futucando até o fim

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que pra criticar você da nome aos bois, mas para elogiar não. Quem foi o responsável pelo marco do saneamento em 2020, deve ter sido algum visionário bem intencionado, e que coloca em pratica as ideais, então pergunto quem foi ele ?

    Afinal um cara que tem uma visão acertada (diferente do lula), um cara que consegue realizar a sua visão prometida aos seus eleitores (diferente de 99,9999% dos políticos).

    Seja quem ele for, devemos buscar ao máximo, divulgar para que ele se mantenha ou retorne ao poder, e principalmente para que os politicos entendam que é isso que nós queremos.

    Claro que o recado dos nossos desejos só vai se concretizar se votarmos apenas em politicos com esse perfil, e teremos que defender eles do "establishment" (que inclui todos os políticos e meios de comunicação *incluindo principalmente a Globo). Afinal Eles querem se manter no poder e não atender a população (ou alguém acredita que o politico quer o seu bem ?).

    Então torno a perguntar quem foi o Messias que tanto fez pelo Brasil ?

    Seria ele Jair Messias Bolsonaro, que você sempre criticou durante o governo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, identifique-se para que eu possa responder. Grato

      Excluir
  3. O Lula troca progresso por postos de direção e de segundo escalão para os companheiros. A maioria dos eleitores de Lula não entendem a relação entre saneamento e melhor condição de vida. Há quem pense que um bom líder melhora seu povo. A verdade é exatamente o contrário disso.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.