sexta-feira, 4 de agosto de 2023

O porquê da deficiente educação brasileira


No serviço publico, em determinadas áreas com maior poder de impor suas exigências, os governos anteriores elevaram os salários desses servidores a patamares ate maiores do que na iniciativa privada.
A justificativa para essas decisões baseava-se na tese de que assim seria possível uma maior retenção dos melhores profissionais no mercado.
Entretanto, o mesmo não se aplica aos professores do ensino fundamental e médio, que são a base da formação educacional de todas as profissões.
Assim como não basta para aqueles servidores mais privilegiados argumentar que o profissional tenha que ter paixão pela profissão ou que a encarem como missão heroica, como se espera dos professores, o que importa mesmo para atrair talentos motivados é um digno e bom salario.
O que nos deparamos hoje, na carreira de professores do ensino fundamental e médio, são profissionais de qualidade duvidosa.
Isso acontece em razão da carreira estar longe de ser atrativa para excelentes profissionais.
Aqueles que acabam nessa carreira, em sua maioria, não são os que tinham melhor desempenho acadêmico.
Optam pela carreira como ultima opção profissional!!
Não nos enganemos com isso.
Esses fatores, ao final, acabam prejudicando a formação e a qualidade da educação brasileira, impedindo que o Brasil ocupe as melhores posições no ranking mundial de educação!
Acordem autoridades!

3 comentários:

  1. Maria Alice Rezende de Campos Prado
    Realmente o salários não atrai e com o ensino decadente que se iniciou a mais de 30 anos, quando passou a ser obrigatório a promoção automática, analfabetos funcionais começaram a surgir como professores.Ocuparam lugares de professores catedráticos nas escolas estaduais onde ,antes,a nata intelectual da sociedade estudava e se formava. depois prestavam concursos de provas bem difíceis e de títulos. Lembra da famosa ficha modelo 19, onde o histórico escolar
    Expunha a vida do estudante em sua totalidade? pois bem essa foi deixada de lado por que passou a ser proibido também o professor dar “ notas vermelhas “ para os maus alunos. Daí por diante pode-se Imaginar a qualidade dos alunos que “ recebiam diploma “.

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    1. Isso mesmo Maria Alice. No passado haviam excelentes professores. Eu estudei do primário ao cientifico em escola publica. Hoje, como você bem descreveu a situação do ensino publico se deteriorou Virou um circulo vicioso interminável.

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  2. Os regimes totalitários criaram métodos específicos prá dominar as novas e futuras gerações ao seu estilo de governo. O nazismo se apropriou das crianças de tal modo que elas se tornassem fanáticas participantes do regime vigente, saindo fora do dominio dos pais. "Criança pode influenciar os pais" e também torna-los membros das suas crenças e ideologistas. E surtiu efeitos. No fim da segunda guerra após perder milhões de combatentes, o "capo" recorreu aos jovens imberbes a se armarem e defenderem o indefensável. Genocídio explícito. É o que estão querendo aplicar no Brasil, com a criação da escola em tempo integral. Um furo nágua. Isto não irá acrescentar nada à qualidade de ensino. Apenas irá doutrinar as crianças, para , no futuro viverem de acordo com os "ensinamentos" aprendidos durante anos no ensino integral. Mais uma solução ideolólgica. Nada além.

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