Foi aprovado pelo Congresso e vai para sanção presidencial o novo arcabouço fiscal.
Com isso se acabou com o teto de gastos.
Na verdade o teto de gastos era uma medida inócua e desnecessária.
Foi criada como ilusionismo midiático.
Bastava o presidente da vez solicitar autorização do Congresso para furar o teto, que era aprovado e ficava liberado para gastar além do possível no orçamento.
Como sempre, nossos políticos buscam paliativos para enfrentar o verdadeiro problema.
O custo da maquina publica!
O que realmente é preciso fazer é uma Reforma Administrativa bem planejada.
Fala-se muito que o estado brasileiro é obeso.
Na verdade, não é.
Bastava o presidente da vez solicitar autorização do Congresso para furar o teto, que era aprovado e ficava liberado para gastar além do possível no orçamento.
Como sempre, nossos políticos buscam paliativos para enfrentar o verdadeiro problema.
O custo da maquina publica!
O que realmente é preciso fazer é uma Reforma Administrativa bem planejada.
Fala-se muito que o estado brasileiro é obeso.
Na verdade, não é.
Esta é mal distribuído.
Na prestação direta de serviços públicos faltam funcionários!!
Mas, sobram ASPONES: Assessores de Porra Nenhuma.
Além, é claro, de distorções salariais e de benefícios entre os funcionários públicos.
Aqueles com maior poder de influencia junto aos políticos conseguem engordar, ano apos anos, seus já altos salários e benefícios infindáveis.
Na prestação direta de serviços públicos faltam funcionários!!
Mas, sobram ASPONES: Assessores de Porra Nenhuma.
Além, é claro, de distorções salariais e de benefícios entre os funcionários públicos.
Aqueles com maior poder de influencia junto aos políticos conseguem engordar, ano apos anos, seus já altos salários e benefícios infindáveis.
E quanto mais poder tem, mais ganham!
Enquanto isso a maioria ganha relativamente mal e não tem voz.
Mas, ha mais problemas.
Há baixa qualificação daqueles que prestam serviços diretamente ao publico.
E o estado não se propõe a requalificar seus funcionários.
Por outro o estado também não cobra eficiência.
Até porque a demissão de um funcionário publico, na pratica, é quase impossível.
E fica esse me engana que eu gosto.
O correto seria tornar todo funcionário publico não mais estatutário, mas CLTista.
No caso de demissão isso daria a ele os mesmos direitos trabalhistas da iniciativa privada.
Por outro lado, o funcionário publico, que está acorrentado no emprego publico, em razão das vantagens que vê em se manter no estado, se sentiria com mais liberdade para pedir demissão, caso o trabalho não mais corresponda a sua expectativa.
Assim, o processo de demissão ficaria mais fácil e justo, como acontece na iniciativa privada.
A conclusão é que o problema não esta no teto.
Esta nas fundações!
Pois é, se antes era só pedir que arrombavam o cofre, agora não precisa nem pedir. E ganhamos o Imposto Sindical com um aumento de 3x. BRAZIL com Z mesmo
ResponderExcluirO que impede a Reforma Administrativa são os próprios políticos. Onde colocariam seus apaniguados já que não deveriam existir cargos comissionados, para os quais são nomeados os seus protegidos ? Particularmente penso que essa Reforma nunca saírá. E não se esqueça de que, preparado ou nao, quem atende e carrega a mala é o barnabé mal remunerado.
ResponderExcluirA máquina pública está realmente inchada por ser arcaica e ineficiente uma casta recebe salários e penduricalhos incompatíveis com o Brasil e a corrupção deixa o país sempre abaixo das estatísticas mundiais
ResponderExcluirÉ isso mesmo. Emprego público sem concurso é uma das formas de retribuição de apoio político em época de eleição. Lembram-se do emprego no senado dado por Sarney ao namorado de sua neta? O namoro acabou, o emprego foi mantido e o ex namorado nunca esteve em Brasília. O concurso público tentou corrigir desvios desse tipo. Deu no cenário que você tão bem descreveu.
ResponderExcluirExcelente texto!
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