sexta-feira, 30 de agosto de 2024

A briga do perde-perde



Elon Musk, depois da compra do twitter mudou de nome para X e resolveu fazer desse seu negócio uma plataforma de posicionamento politico, a despeito de colocar em risco a continuidade sadia de sua empresa.
Aqui no Brasil, decidiu ser o "dono da verdade" e enfrentar a Justiça.
Não cumpriu determinações de bloqueios de contas consideradas ilegais.
Em resposta à sua insurgência, a Justiça, através do ministro do STF, Alexandre de Moraes, impôs multas e ameaçou prender o representante da X no Brasil.
Ate aí, Moraes agiu corretamente, como se espera da Justiça.
As decisões judiciais, mesmo que não concordemos com ela, devem ser cumpridas.
Musk, inconformado com a decisão, desafiando a Justiça brasileira, fechou seu escritório de representação, demitindo todos seus funcionários.
Uma atitude que considero de malandragem.
Afinal, a X continua em operação e segundo a legislação brasileira deve ter um escritório de representação no Brasil, para responder pelos atos cometidos pela empresa em nosso território.
E poder exercer seu direito legal de recorrer de decisões judiciais em todas as instancias possíveis.
Ai é que está o problema.
Elon Musk não esta sob julgamento em primeira instancia, da qual a decisão do juiz está sujeita a revisões por cortes superiores.
Elon  Musk está sob decisões de um ministro do Supremo, ficando, desta forma, impedido de recorrer a cortes superiores. 
Uma vez decidido por Moares não ha recursos previstos na Lei.
Perde com isso a Justiça, que exerce um papel autoritário não adequado numa democracia.
E mais, alimenta na população brasileira mais ódio contra Moares, que ja vinha tomando decisões consideradas improprias.
Perde com isso Elon Musk que poderá ser atingido com o bloqueio da X no Brasil, alem de ter as contas de outra empresa, a Starlink, bloqueadas, prejudicando um outro negocio seu. 
É preciso o retorno ao bom senso o quanto antes.





  

3 comentários:

  1. Bruga de cachorro grande saem todos feridos

    ResponderExcluir
  2. Na verdade ele não desobedeceu nenhuma ordem legal, ele sim desobedeceu ordens ilegais, oque nada tem a haver com ele gostar ou não da lei. Informe-se melhor !
    Por outro lado a questão de ter ou não escritório no Brasil, é uma opção da empresa, veja bem pode até ser lei no brasil você ter uma empresa aqui, porem sem emp-0resa aqui ele não tem que seguir a lei aqui. O preço de não ter uma empresa no Brasil é que ele não pode faturar com propaganda no brasil, mas ao que parece Musk não esta focado em ficar mais rico, mas sim defender a liberdade de expressão, que alias foi a razão de ele ter comprado o Twitter, que sempre foi a rede social mais utilizada para discussões politicas (não foi ele que fez do twitter uma plataforma politica, razão de ele ter escolhido comprar a plataforma).
    Portanto Musk não esta fazendo nada de ilegal, muito pelo contrario, esta expondo as ilegalidades cometidas pela mais alta corte do pais.

    ResponderExcluir
  3. Minha resposta Seria idêntica ao anônimo acima . Não preciso nem repetir . Maria Alice Rezende de Campos Prado

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.