Gostei da leitura de um artigo de Vera Iaconelli, que li hoje na FOLHA, sobre o tema "por que votamos em tiranos?"
Vou procurar resumir o texto, pois considero o tema de importante leitura.
Vera começa com as seguintes perguntas:
Por que galinha vota em raposa?
Por que mulheres votam em agressores?
Por que contribuintes entregam seus impostos a corruptos?
Por que seguimos lideres que nos prejudicam e nos fazem seguir em direção ao pior?
Baseado na analise psicanalítica, ela entende que o que rege esse comportamento esta na tese de Freud de que, quando eramos crianças pequenas, vivemos a experiencia de nos considerarmos "sua majestade, o bebe".
E que ha um momento no qual a criança acredita ser o centro do universo.
Durante o processo de reconhecimento de que somos desamparados e finitos, apelamos à imagem de um salvador.
Ai surgem os políticos autoritários, que desejam aspirações megalomaníacas, que ocupam o lugar de majestade, que todos fantasiamos um dia dia ter vivido.
E são esses que nos servem de modelo com a miragem de um dia podermos ocupar o trono de majestade e reinarmos absolutos sobre os demais.
Assim, mantendo alguém ocupando o trono de exceção é manter o próprio lugar acessível para que um dia possamos ocupa-lo.
As redes sociais vieram para potencializar nossa megalomania infantil criando efeitos ate então inéditos.
Essa analise de Vera sintetiza o que sempre acreditei.
Aceitamos o tirano porque aspiramos um dia chegar la.
É um posicionamento interessante
ResponderExcluirDiscordo totalmente porque Quando nos sentimos fracos e que devemos ser fortes; . então aspiramos uma coisa muito maior como eu digo e comentei anteontem pois somos transcendentes . E um tirano não tem nada de transcendente . É o momento então em que nos voltamos a Deus e pedimos que ser candidatem pessoas iluminadas e que coloquem a bagunça no lugar e deixe o mundo arrumado outra vez . O que falta é espiritualidade e disciplina e exemplos bons para os jovens seguirem e poderem ser futuros governantes . Mas até agora só destruíram o que de melhor existia no ser humano e então não existem líderes que apontem um rumo para nós refazermos a sociedade . Os bons não querem o poder. Os bons querem encontrar pessoas boas para eleger;mas parece que falta coragem para que os bons se candidatem , tal é a sujeira em que o mundo se encontra.
ResponderExcluirEsqueci de assinar acima: Maria Alice Rezende de Campos Prado
Excluir