sábado, 4 de janeiro de 2025

Lula, o Biden dos trópicos

    Semelhante a Biden, Lula estará na mesma condição de idade avançada, com saúde física e mental debilitada,insiste em sua reeleição em 2026.
    Assemelha-se ate em ter pela frente um oponente de direita forte, ainda que não concentrado numa figura, como foi Trump, pois Bolsonaro, que teria esse papel, esta, neste momento, inelegível.
    Mas, há uma grande quantidade de postulantes à vaga pela direita, que, certamente fará.algum deles ter chance de vencer Lula.
    Lula, entretanto, teria demonstrado, apos eleito, que escolheu Haddad para o ministério da Fazenda com a intenção de recompensa-lo pelo sacrifício de ter interpretado o papel de coringa na incerta candidatura de Lula, em 2018.
    Demonstrou, também, que com essa nomeação daria visibilidade a Haddad para ser uma alternativa como seu sucessor em 2026.
    Entretanto, apesar dos esforços de Haddad em ter um bom desempenho no cargo de ministro, seu prestigio foi sendo desgastado por Lula, que impediu que muitos de seus planos fossem implementados.
    Além da oposição de seu próprio partido, sob o comando da "Narizinho" Gleisi Hoffmann, que inclusive fez com que o PT 
e satélites votassem contra projetos elaborados por Haddad e que foram encaminhados ao Congresso para analise.
    Assim, numa eventual desistência de Lula, sera que ele faria o mesmo que Biden indicando seu vice?
    O problema é que, diferentemente de Kamala Harris, que teve grande receptividade do partido democrata, que a apoiou com vigor, Alckmin teria uma forte oposição do PT e satélites, inviabilizando essa eventual decisão de Lula.
    Quem, então, seria um eventual substituto de Lula que fosse bem quisto pela chamada esquerda?
    Não acredito que Boulos possa ser essa pessoa.
    Apesar de ter tido uma boa votação como candidato a prefeito de São Paulo, o PT não o engoliu com satisfação.
    Ha ate especulações de que o PT torcia contra ele, pois se tivesse sido eleito prefeito, com seu cacife adquirido, poderia tentar se candidatar a presidente em 2026, enfrentando Lula!
    Restaria lideranças petistas como Rui Costa, mas ele e outros da esquerda continuam a sombra de Lula, que os impede de crescer com desenvoltura.
    Independente da semelhança de Lula com Biden, vejo maior semelhança de Lula com Bolsonaro, que acabou por elege-lo, em 2022, face a aversão que Bolsonaro causou nos eleitores pêndulos.
    Como foi, ao contrario, em 2018.
    Lula com seu monopolismo na esquerda, com certeza, elegera, em 2026, um candidato da direita, com a repetição do balançar dos eleitores.


 


4 comentários:

  1. Melhor não comentar. Eu não acredito que houve alternância de esquerda depois de direita .Porque acredito que essa eleição foi montada para dar no que deu . Maria Alice Rezende de Campos Prado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Alice, minha visão sobre a eleição de Lula é que houve fraude na eleição, sim. Não nas urnas, como tolamente alguns acreditam. Mas, pelo Supremo, que anulou todas as condenações contra Lula, que ja haviam sido apreciadas e mantidas em 3 instancias da JUSTIÇA. Essa foi a fraude, que os manipuladores do Supremo fizeram para combater uma eventual reeleição de Bolsonaro.

      Excluir
  2. Perfeito, Geraldo. Qualquer nome petista para 2026 seria apenas aumentar a catástrofe.

    ResponderExcluir
  3. Meu voto seria para o Ministro Dino

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.