sábado, 13 de setembro de 2025

Homens sem Lei



Assisti, num canal de TV por assinatura, um documentário jornalistico com cinco capítulos denominado "Homens sem Lei".
O documentário retrata a corrupção policial, o estrelismo de policiais e bandidos, 
 entre o final dos anos 60 e anos 70, que culminou com a criação da Scuderie Le Coq e do temível esquadrão da morte.
Foi apresentado através de entrevistas com personagens policiais, repórteres e familiares dos envolvidos, que vivenciaram aquele período e com a reprodução de material jornalistico da época.
Pode-se afirmar que foi naquele momento que se originou a milicia, que hoje domina o Rio de Janeiro.
Tudo isso com apoio dos membros do alto escalão do Estado, inclusive o governador, que permitia as ações criminosas de seus policiais, ora fechando os olhos, ora os engrandecendo com o titulo de."Homens de Ouro", por exterminar milhares de bandidos e dar uma falsa sensação de segurança pelo combate ao crime com firmeza.
Foi naquela época que o então delegado Sivuca criou a expressão: "bandido bom é bandido morto", frase essa repetida ate hoje por vários políticos, que continuam acreditando, equivocadamente, que a violência é o caminho da segurança publica.
De outro lado, toda imprensa policial participava ativamente junto com os policiais, nas viaturas, nas caçadas aos bandidos, para que criassem manchetes sensacionalistas e tornassem alguns policiais estrelas de cinema.
Alguns repórteres chegaram a participar de um crime, dando, eles próprios, tiros no corpo do bandido "cara de cavalo", em homenagem ao detetive Le Coq, que supostamente teria sido morto pelo bandido.
Por fim, a própria sociedade ora aplaudia os bandidos, como o famoso Lucio Flavio, ora aplaudia os policiais, que na verdade agiam como homens sem Lei, verdadeiros bandidos, como Mariel Mariscot, que encerrou sua breve vida envolvido no jogo do bicho.
Todo esse teatro de operações de crescente violência aconteceu porque vivianos numa ditadura militar, que aproveitava-se dos esquadrões da morte para se livrar dos opositores ao regime, e não combatia esse crime institucional.
Tudo isso me leva a uma reflexão.
A sociedade brasileira endeusa bandidos, aja visto o quanto se rouba do Estado, seja por políticos, seja por funcionários públicos, em conluio com falsos empresários.
Acata tudo isso passivamente, tendo eleito ate um ex-presidente condenado por corrupção, mas alcançado com a impunidade. 
E acaba por não perceber que toda violência gera mais violência e tornou o Brasil um dos países mais violentos, mais corrupto, mais defensor da impunidade no mundo! 




4 comentários:

  1. Políticos, policiais, bandidos, empresários corruptos não são de hoje, mas nunca se viu tamanha proporção de envolvidos e tal disseminação. Hoje qualquer servidor, comissionados e cidadãos malfeitores vivem dessa organização criminal. A considerar que estamos sendo governados pelo maior ladrão no mundo, como esperar que algo possa mudar. Estamos em rota de colisão, esses marginais se apropriam dos ignorantes que a cada dia ficam mais dependente desses canalhas, e triste ver que nas comunidades de favela dos usam é abusam desses pobres coitados! Esse contingente só aumenta are o dia que estaremos agradecendo por nós deixarem sobreviver. Ao que parece o ditador está próximo! MP

    ResponderExcluir
  2. Somos os responsáveis por este clima de insegurança. Não cobramos respostas urgentes diante dos escândalos. Só vai piorar pq elegemos gente que apoia matar .
    Nos anos da ditadura circulava Notícias Populares, jornal comprometido com o Governo, que só falava de crimes. Isso não é normal. Banalizar a insegurança e delegar à polícia o direito de atirar não é fazer Justiça. Dalva

    ResponderExcluir
  3. O Brasil entrou definitivamente na rota de banditismo oficial ao eleger o ex presidiário para Presidente e outros colegas seus para vários cargos em todos os Estados!!!
    Conclusão lógica: O povo é corrupto!!!❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  4. Vou complementar o comentário de Abdo além de permitir que o presidiário assuma o poder de presidente ele foi capaz de indicar um capataz para ser do STF cujo papel deve ser o de devolver o presente que recebeu com a prisão do ex-presidente conforme foi dito hoje na CNN. O careca está interessado em manter essa prisão na Papuda para agradar bastante o seu amigo presidiário. Eu fiquei horrorizada ao ouvir essa declaração hoje cedo e acredito que tenha sido isso mesmo. Não foram repórteres foi um convidado que respondeu dessa forma. É muito triste saber que o circo é uma vingança muito maior do que a gente imagina. Gente má é que gera violência com seu exemplo e impunidade. Maria Alice Rezende de Campos Prado

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.