segunda-feira, 11 de março de 2024

O crescimento desejado, mas não praticado.





O PIB de uma nação não cresce mais ou menos apenas pela vontade do governante.Como bem ensinam nossos economistas, para um maior crescimento do PIB é preciso a combinação de alguns fatores como investimentos privados, investimentos públicos e superavit nas exportações.
Fatores esses que fizeram com que a China crescesse números fabulosos e invejados por diversas nações.
Nações que só olhavam o resultado do crescimento, mas não enxergavam como faze-lo.
Nos últimos tempos, graças ao superavit nas exportações, proporcionados pela exportação de minérios e alimentos, o Brasil experimentou PIB maiores.
No passado distante tivemos essa mesma experiencia graças a fabulosos investimentos públicos em infraestrutura, além de, em menor escala, de investimentos privados.
Hoje todos os recursos públicos que poderiam ser destinados a investimentos que gerassem aumento do PIB são empregados para atender o clientelismo politico dos congressistas, em investimentos pulverizados, que nada contribuem para o aumento do PIB.
Outro desperdício publico praticado, que absorve os recursos destinados a investimentos é a maquina publica com altos salários da casta privilegiada que a cada dia mais avança no patrimonialismo do estado.
Além da corrupção, que é outro ralo de recursos públicos que engorda o "PIB" apenas de seus beneficiários.
O nosso problema não é econômico.
É moral!
Nenhum economista, por melhor que seja, conseguira ditar as melhores praticas para crescermos enquanto perdurar esse modelo de sociedade.

5 comentários:

  1. A corrupção sempre dominou o Brasil e a mentalidade dos governantes judiciário e também muitos empresários acabam engordando seus bolsos e dinamitando o país

    ResponderExcluir
  2. Enviei a folha de pagamento dos juízes para você ter uma ideia do que é que se passa e o que se gasta com os juízes. Enquanto isso enfermeiras, médicos, dentistas, que são também funcionários públicos estão tendo que ter até três empregos para poder sobreviver. Não existe mais a mamata como você imagina. Era muito bom no tempo em que é a meritocracia é Que determinava a carreira de um professor. Hoje em dia quanto pior melhor. E muita gente boa que trabalha nos hospitais públicos e gostam de dar aulas estão com ganhos irrisórios.Maria Alice Rezende de Campos Prado

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, Geraldo.

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo Geraldinho, a prática contrária a teoria, abs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sua conclusão. Todos sabem o que precisam fazer. Pena que o 3 poderes deturpam o propósito de crescer

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.