domingo, 24 de março de 2024

Para o desenvolvimento é preciso conhecimento técnico



O desenvolvimento da humanidade só foi possível através da busca de conhecimento, que proporcionou a expansão da criatividade de estudiosos, com suas invenções cientificas.
Sem isso, ainda estaríamos na Idade da Pedra Lascada.  
Por isso, os países que tem alto índice de escolaridade, estão na vanguarda do mundo, enquanto aqueles de baixa escolaridade vivem em precárias condições.
Aqui no Brasil, a educação nunca foi tratada, universalmente, com a dedicação que necessita.
Enquanto era focada na elite, as escolas publicas conseguiram formar profissionais habilidosos.
Dessa forma, para citar alguns notórios casos, o Brasil mostrou seu potencial de desenvolvimento. 
Foi graças a fundação do ITA, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em 1950, que objetivava formar engenheiros aeronáuticos, que, anos mais tarde, com o conhecimento adquirido, foi possível a criação da estatal EMBRAER, para construção de aviões brasileiros.
Da mesma forma, foi graças a fundação da EMPRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em 1973, que ao longo de anos desenvolveu pesquisas que culminaram no aumento fabuloso da produtividade do agronegócio e o tornou uma das força motriz da economia brasileira, com suas grandiosas exportações.
Outro exemplo é o CIN-UFPE, Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, que foi idealizado em 1985, para ser um centro de referência e excelência em Informática da América Latina e com suas pesquisas deu origem a diversas empresas de sucesso, que começaram como startups no Centro. Depois, em parcerias com o setor privado, o CIN-UFPE também se destacou como importante parceiro para empresas que buscam inovar em seus produtos e serviços.
Entretanto, o que os políticos brasileiros, nos últimos 30 anos, fizeram para que fossem criados mais centros de pesquisas?
Bolsonaro, sem nenhum conhecimento cientifico, ao invés de fornecer recursos para pesquisa de vacinas ou de remédios, afirmava que a cloroquina era o melhor remédio contra a COVID.
Lula despreza o conhecimento técnico da economia perturbando, com seus achismos, a busca do equilíbrio fiscal.
Recusa-se a fazer uma necessária e profunda analise e reestruturação dos gastos públicos, incluindo ai uma reforma administrativa, para torna-los mais eficientes em seus objetivos.
Quer intervir na Petrobrás, na Vale, afirmando que os empresários deveriam seguir o pensamento do governo.
Mas, que pensamento?
Não ha nenhuma politica definida para ser implementada, alem de arroubos aqui e acola, que só interessam aos apadrinhados.
Mas, não é só ele.
O Congresso nacional e o próprio Judiciário não estão alinhados na busca do que é melhor para o Brasil.
Preocupam-se apenas em resolver seus mesquinhos interesse pessoais e paroquiais para manterem-se eternamente no poder. 
Ainda que, no passado, os políticos não fossem os melhores que poderíamos ter, mas, mesmo assim, com os exemplos acima, contribuíram para o desenvolvimento do Brasil. 

2 comentários:

  1. Pobre país dirigido por medíocres que olham apenas para o seu umbigo e seu bolso

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Geraldo. Não há luz no fim do túnel, e já tenho dúvida de que o túnel exista. Atingir a competência necessária para que o país progrida exige boa dose de aceitação. Após PT, Bolsonaro e retorno do PT as chances de futuro melhor são nulas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.