quarta-feira, 8 de junho de 2016

UTILIDADE PUBLICA - Novo golpe na praça

Cuidado!
Os estelionatários que se utilizam de ligações telefônicas para aplicar seus golpes, estão cada vez mais especializados.
E são habilidosos.
Sabem armar uma cilada, que muitos acabam sucumbindo.
Quem não se lembra dos famosos golpes do falso seqüestro?
Agora há uma nova modalidade na praça.
Aconteceu comigo dias atrás.
Telefonaram para mim, procurando-me pelo meu primeiro nome.
Atendi a ligação.
O interlocutor, com uma fala tipica de atendente de telemarketing, apresentou-se como integrante do sistema de prevenção de roubos do cartão de credito VISA.
Como é o cartão de credito mais usado, a chance dele acertar foi grande.
Tenho essa bandeira.
Bingo para ele.
Aceitei continuar ouvindo-o.
Ele, então, me avisou que foi detectado uso indevido do meu cartão.
Continuei ouvindo.
Ai ele relatou algumas compras fictícias, que evidentemente não as tinha feito naquele dia.
Respondi prontamente que não havia feito qualquer compra naquele dia.
E fiquei irritado com a noticia.
Pelo futuro aborrecimento que teria.
Imaginei-me ficando horas ao telefone, para conseguir que meu pedido de cancelamento das despesas indevidas fosse aceito.
Os argumentos que teria que apresentar em minha defesa.
Percebendo minha reação, como em geral muitos teriam igual, ele continuou com os questionamentos.
Perguntou se estava de posse do cartão.
Se não o havia perdido.
Para ter certeza disso, transtornado, peguei a carteira e confirmei que estava com o cartão na minha mão.
Ai esta o segredo do golpe.
Irritar o cliente para que no desespero tente de alguma forma conter a sangria em seu cartão de credito e ficar fragilizado.
Pensei imediatamente em pedir o bloqueio do cartão.
Mas, ele foi mais ligeiro.
Ele disse que estaria cancelando o meu cartão naquele momento, como medida de segurança para mim.
E que em poucos dias estaria recebendo um novo cartão.
Para tranquilizar-me e ganhar mais confiança disse que as compras indevidas seriam estornados do cartão, sem nenhum problema.
Respirei aliviado.
Essa atitude fez-me enxergá-lo como um amigo do outro lado da linha telefônica.
Ele seria meu herói do dia!
O golpe estava pronto para ser dado.
Mas, por alguma razão, que na hora não soube precisar, acendeu-me uma luz vermelha!
Foi ai que encerrei a conversa e disse que iria ligar para o cartão e confirmar tudo.
Desliguei a ligação.
Em seguida liguei para meu banco para confirmar se houve algum uso indevido e algum bloqueio do meu cartão.
Nesse meio tempo, lembrei que recebo um SMS de cada compra, segundos após a aprovação da despesa feita.
Dei uma espiada no meu celular e não vi nenhuma notificação de compra.
Estranhei.
Comecei a imaginar que aquela ligação poderia ser um golpe.
Dito e feito.
Ao tomar conhecimento da historia, minha gerente disse que no meu cartão tudo estava normal.
Que não havia nenhuma suspeita de compra indevida, nem cancelamento do cartão.
Ela, então, perguntou-me se dera alguma informação do meu cartão.
Respondi que não.
Ela disse que, felizmente, acabara de escapar de um golpe.
E que, só nesta semana, fui o décimo cliente relatando esse tipo de acontecimento naquela agencia.
Então, você fique esperto.
Não caia nesse golpe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.