sexta-feira, 19 de maio de 2023

Petróleo na Amazonia. Explora-lo ou não?



Ha reservas de petróleo na Amazonia, na foz do Rio Amazonas, que podem e devem ser exploradas.
A Petrobras solicitou aprovação do IBAMA, mas foi negada.
Ha um conflito envolvendo a Petrobrás para Lula decidir.
De um lado a ministra Marina Silva, que representa no governo Lula o cartão de visita para o tema ambiental no mundo, não acatará ser tratorada quieta. Se isso acontecesse haveria um retrocesso, que prejudicaria a imagem do próprio Lula, que a esta construindo com sucesso no exterior.
De outro lado, a bancada no Congresso e os governos da região, favoráveis a exploração do petróleo, quer que Lula faça o IBAMA rever a decisão negativa de maneira impositiva.
Afinal, ha muito dinheiro em jogo que beneficiaria os estados, trazendo melhoras à população.
A questão ambiental, sem duvida nenhuma, é de suma importância para, em primeiro lugar, proteger os moradores, a fauna e a flora da região, como de resto, para beneficiar a humanidade.
Deve ser tratada com rigidez e respeito, sim.
Mas, entidade nenhuma pode, simplesmente, impedir e comprometer a extração pela Petrobras de um patrimônio que o Brasil dispõe.
Levado ao extremo teríamos que voltar a idade da Pedra Lascada.
Para isso existe a engenharia, que consegue encontrar soluções para todos os problemas.
O fato é que, no mundo todo, ha varias regiões em que são realizadas extração de petróleo em zonas de potencial risco ambiental e foram encontrados meios para mitigar um eventual vazamento de petróleo, que pudesse prejudicar, de maneira irremediável, o meio ambiente local.
Por que o Brasil não pode adotar semelhantes proteções adotados por esses países de maneira a atender as proteções ambientais exigidas e obter a aprovação do IBAMA?
Mãos à obra, responsáveis técnicos do IBAMA e Petrobras!

 


2 comentários:

  1. Concordo com esse seu comentário!!!!!
    Basta usar a cabeça para encontrar a solução!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Os Poços de petróleo estão a uns 170 km de distância da área terrestre e que lembro as correntezas vão para o hemisfério norte e não para dentro do rio Amazonas

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.