O Prefeito Haddad, no inicio de seu governo, decidiu implantar ciclovias em São Paulo.
Parabéns!
Como proposta de modal de transporte, a idéia é excelente.
Tem meu apoio.
Mas, para implantar, são necessários estudos técnicos e um planejamento global.
Entretanto, aquilo que parecia ser uma boa idéia, na prática, ele evidenciou que tudo era uma verdadeira operação de marketing.
Fez tudo atabalhoadamente.
Se fossem ciclovias apenas nos finais de semana, quando a população as utiliza para laser, ainda assim seria motivo de criticas.
Mas, não, elas estão operativas todos os dias.
Foram implantadas ciclovias em locais onde funcionam feiras livres.
No Butantã, um longo trecho da ciclovia da avenida Politécnica ocupa a calçada e os ciclistas dividem espaço com pedestres.
Em um ponto, uma árvore ocupa 1,70m dos 2,80m de largura da via.
Resta ao ciclista e ao pedestre apenas uma estreita passagem
Parabéns!
Como proposta de modal de transporte, a idéia é excelente.
Tem meu apoio.
Mas, para implantar, são necessários estudos técnicos e um planejamento global.
Entretanto, aquilo que parecia ser uma boa idéia, na prática, ele evidenciou que tudo era uma verdadeira operação de marketing.
Fez tudo atabalhoadamente.
Se fossem ciclovias apenas nos finais de semana, quando a população as utiliza para laser, ainda assim seria motivo de criticas.
Mas, não, elas estão operativas todos os dias.
Foram implantadas ciclovias em locais onde funcionam feiras livres.
No Butantã, um longo trecho da ciclovia da avenida Politécnica ocupa a calçada e os ciclistas dividem espaço com pedestres.
Em um ponto, uma árvore ocupa 1,70m dos 2,80m de largura da via.
Resta ao ciclista e ao pedestre apenas uma estreita passagem
Em outros locais criou
conflito com portas de escolas e como no caso da foto abaixo, em local de
acesso a cadeirante!
Tudo sem nenhum planejamento.
Coisa de
amador.
Como se
não bastasse essas inconsistências, mais problemas técnicos se apresentaram.
Há ciclovias esburacadas, com
desníveis e desvios para contornar os postes e arvores em seu traçado.
Daí, obrigando-me a chamá-lo de Maníaco das faixas.
E seu secretário de Transportes, Jilmar Tatto, que argumenta que “numa
primeira fase das obras de ciclovias o mais importante é implantá-las,
mesmo que, futuramente, ajustes tenham que ser feitos.”
Como
assim?
Primeiro
faz e depois elabora o “as built”?
Isso é um
insulto a nós engenheiros.
Toda obra
de engenharia necessita, sim, de estudos, de projetos, de planejamento, antes
de executá-la.
Ajustes,
sempre há.
Mas, são
ajustes finos.
Nunca uma
revolução pós obra.