sábado, 12 de julho de 2025

O jogo de xadrez, no tabuleiro politico nacional, segue.





Trump mimetiza Lula em ações repulsivas ao cidadão comum.
Lula solidarizou-se à Cristina Kirchner, por identificar-se com sua própria prisão, pelo mesmo motivo de corrupção, e, como todo criminoso, consideram-se injustiçados.
Trump solidarizou-se a Bolsonaro, também por identificar-se pela tentativa frustada de golpe de estado e porque ambos afirmam serem perseguidos politicamente pela Justiça, por terem cometido os abomináveis atos contra a democracia.
Ainda que Trump tenha escapado de uma condenação, primeiro porque o tramite judicial ocorreu em instancia inferior e teve o curso do processo mais lento, e, com isso, por ter conseguido ser eleito presidente dos EUA, obteve a suspensão do processo, como determina a legislação americana.
Diferente de Bolsonaro, que por ter seu processo sendo conduzido pelo Supremo Tribunal Federal teve seu processo tramitado com mais celeridade e poderá ser preso antes da próxima eleição.
Em outra ação, Lula acolheu a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala, que solicitou e recebeu asilo politico no Brasil.
Como Trump entende que Bolsonaro é alvo de "caça às bruxas", certamente, esta construindo razões que justifiquem que, num futuro próximo, venha acolher Bolsonaro nos EUA através de um asilo politico.
E fará igual a Lula, que enviou avião da FAB para trazer Nadine ao Brasil, enviando avião da Força Aérea americana para levar Bolsonaro a seu exílio.
E mais uma vez Bolsonaro fugirá para os EUA, como fez no final de 22.
Com toda essa confusão internacional, pelo fato de Trump ter penalizado o estado brasileiro com a absurda taxação de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA e o suposto acolhimento de Bolsonaro em seu pais, aqui no Brasil ha consequenciais politicas.
A taxação, ao invés de provocar uma reação contra as autoridades brasileiras, como os golpistas esperavam, acabou por unir os brasileiros na defesa da soberania nacional.
Com isso, ganhou Lula, que conseguiu se recuperar da queda de popularidade que enfrentava.
Por outro lado, o esperado asilo de Bolsonaro nos EUA também agradará a classe politica de oposição à Lula.
Com a saída de cena de Bolsonaro do tabuleiro politico nacional ficará mais fácil para os candidatos de direita se movimentarem livremente para suas candidaturas a presidente em 26.
As amarras, que Bolsonaro vem mantendo, impedindo que as candidaturas de direita possam crescer, serão, finalmente, rompidas.






2 comentários:

  1. Parabéns! Bem esclarecedora as suas colocações com esse jogo entre essas duas forças políticas do Brasil... A tática do Trump aparentemente não deu muito certo para aliviar a barra do JB e momentaneamente a impressão que se tem é que alivia a queda do prestígio do Luladrão. A impressão que eu tenho é que o tiro saiu pela culatra.

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que eu estou preocupada com a situação aqui no Brasil com temor de que o des governado de um golpe com a desculpa do aumento das taxas de Trump. Está muito estranho esse aumento de mais 200 seguranças para o ST F. Serão comissionados e são policiais. Num país que está precisando fazer economia como que eles podem contratar para segurança pessoal do Supremo Tribunal tanta gente e cada comissionado ganhando R$35.000sem ser em concurso, sendo que o policial comum e concursado ganha 1/10 disso.

    Estou achando até que eles, esquerdistas vão dar o golpe agora aproveitando relacionamento Trump versus Bolsonaro.

    Como ninguém quis responder a Trump dentro do Brich, estão deixando lula se expor sozinho. Já esse peste tem 1 milhão de amigos que ficam repetindo que é culpa do Bolsonaro. A China e nenhum outro país fez esse carnaval com as taxas pois não querem se expor e estão negociando com Trump e o idiota do brasileiro está se aproveitando para fazer cortina de fumaça para um possível golpe. Afinal de contas 200 seguranças armados já significa arma na mão para quem quer dar golpe. Maria Alice Rezende de Campos Prado

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.