quinta-feira, 25 de junho de 2026

O que Lula esconde de você sobre a economia brasileira



As propagandas institucionais do governo Lula apresentam ao publico um Brasil pujante e maravilhoso.
Para justificar que a economia brasileira vai bem, a narrativa oficial destaca recordes em frentes como emprego, renda e exportações impulsionadas tanto pelo setor de commodities quanto pelo aumento no envio de produtos manufaturados.
Já as propagandas de oposição ao governo Lula, cita a evasão de empresas brasileiras para três destinos principais: Paraguai, Uruguai e Estados Unidos.
Este movimento é impulsionado, basicamente, pelo conhecido "Custo Brasil" causados pela Insegurança Jurídica; pela Complexidade Tributária, embora esteja em implantação uma Reforma Tributária, a conferir seus resultados; pelo Custo de Capital, pois temos a taxa básica da economia, a Selic, em patamares elevados; e pela Perda de Competitividade Industrial.
Na verdade, tanto o governo como a oposição diagnosticam uma realidade incontestável. 
Entretanto, tanto o governo Lula, quanto a oposição, não falam sobre a Divida Publica.
É como se ela não existisse!
Ambos não abordam o assunto, para evitar o debate sobre a Dívida Pública porque medidas reais para segura-la exigem cortes drásticos de gastos ou aumento de impostos, que são temas impopulares.
Numa campanha eleitoral, não gera votos, tanto para um lado, como para o outro.
Se houvesse um debate, provocaria mais panico no eleitor, que já está saturado de tanta noticia ruim, causada pela corrupção e insegurança pública, que aflige a todos.
O fato inegável é que se tivéssemos políticos de verdade, responsáveis, essa pauta deveria fazer parte do debate nacional.
O mais preocupante é que o causador do crescimento da Divida Publica é o governo Lula, que aumentou a despesa publica em ritmo superior à arrecadação. 
Mas, não é só ele.
Vendo que o governo age com irresponsabilidade, os políticos do Congresso, assim como governos estaduais e municipais, agem igual, criando legislação para onerar ainda mais os cofres públicos.
E são políticos de todos os partidos! 
Junta-se a eles o sistema de Justiça, como um todo, que se aproveita da bagunça para gastar ainda mais, criando penduricalhos para seus principais membros, que são juízes, promotores, procuradores, desembargadores e que tais.
Com todo esse deficit, para se financiado, é preciso pagar juros.
O mercado financeiro, observando a voracidade na gastança, exige juros mais altos.
Por isso a taxa Selic se mantém elevada e, como. além de tudo, os juros não são pagos, retroalimenta a divida publica, impedindo que os juros caiam.
Ai você pergunta:
Mas, não tem a tal da Meta Fiscal, regulada pelo Arcabouço Fiscal do Haddad, para bloquear essa gastança?
Tem, sim, mas fica fora da Meta diversas exceções, tornando-a uma peça de ficção literária.
Segundo previsões, o limite da Meta Fiscal, em 2026, para custear as despesas fora do Arcabouço, deve ser ultrapassado em torno de R$160 bilhões.
O fato é que toda aquela enganação de que as metas do Arcabouço foram cumpridas enganou ate você, que desconhece a realidade!
Se prepare, pois todo esse impacto, em 2027, depois da eleição, vai vir a tona.
Prepare-se para pagar mais impostos, pois qualquer um dos candidatos, seja Lula, seja Flavio Bolsonaro, nenhum deles vai ter vontade politica de cortar despesas!



2 comentários:

  1. Esse (des)governo incentiva a saída das empresas do Brasil. A mais recente foi a multa de $300mil contra uma fábrica de colchões (Ortobom) por "não ter mulheres suficientes no cargo de gerente". Ironia pois a CEO é mulher! O TST não tem mulheres "suficientes" em seus quadros, o executivo, as altas cortes também não. E aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o Lula que multou a empresa e aplicou a pena? Rapaz, não sabia que o Lula tava cim essa bola toda!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.