sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

A hipocrisia acabou?



Não tolero hipócritas
Gosto da transparência e da verdade.
É fato que, muitas vezes, para não ferir suscetibilidades, temos que agir com uma dose de hipocrisia complacente, mas, sempre preservando o que achamos como moral é ético. 
Na politica, sempre houve o uso da hipocrisia em suas diversas manifestações como de manipulação, inconsistência, complacência, moralista e a de culpa.
Embora irritante, em vários casos, mas essa hipocrisia impunha, a eles próprios, um limite, que não ultrapassavam, por temer a opinião publica.    
Mas, diante do que assisto hoje, tanto no Brasil, como no mundo afora, percebo que muitos deixaram de ser hipócritas e isso me assusta.
Explico.
Aqui no Brasil, os políticos e altos funcionários públicos, com poder decisório, passaram a falar e agir como pensam, em especial, contrários a moral e ética, sem hipocrisia e sem limites!  
Ha vários exemplos, entre eles, o ministro Toffoli, que viajou de avião junto com o advogado do banco Master e, em momento algum, sentiu-se constrangido com suas ações anti éticas no Tribunal.
Interessante que a opinião publica, embora demonstre uma certa indignação, também aceita, sem se mexer para reprimir tais atitudes.
Como se isso fosse o novo normal.
Se for elencar as faltas de hipocrisia de Trump, a lista seria enorme.
Fala tantas barbaridades, como seu seguidor brasileiro, que esta preso por tentar dar um golpe de estado, e tudo bem. 
A captura de ditador Maduro, por exemplo, foi explicita.
Interesse em controlar o petróleo venezuelano.
Não houve nenhuma fala hipócrita de que o objetivo era restaurar a democracia naquele pais.
Mas a ultima foi ultrajante.
Tanto ele como seu vice Vance, afirmaram que a mulher americana morta pelo ICE, em Minnesota, quando tentava fugir deles e foi covardemente morta com 3 tiros direcionados à sua cabeça, morreu por culpa dela!
Não houve nenhuma palavra de lamento sobre o ocorrido e nenhuma promessa, mesmo que não o fizessem, de apurar o caso com investigações.
Como, talvez, um hipócrita, que pensa como eles, dissesse.
Sentenciaram-na como culpada e o criminoso como inocente.
E o apoiaram!!
Na cara dura!
Não que a hipocrisia mudasse o resultado da fatalidade.
Mas, mostraria um respeito ao limite da arbitrariedade, para, no minimo, impedir que cometam excessos.
Essa turma do andar de cima, fala e age como se não existissem mais barreiras para impedi-los de falar e agir dentro do razoável.
Hoje, Trump e sua turma não tem limites.
Onde isso vai dar?  



2 comentários:

  1. Infelizmente o ser humano foi para o lado hipócrita! Moral e Ética são posturas de quem recebeu boa educação e formação. Quando vc tem ignorantes, semi-analfabetos, bandidos, tomando o poder, a contaminação vira normal !não há um líder nacional ou mundial com essa capacidade nos dias de hoje. Nem o Papa, nem o Buda, nem o Islã ou qq outra devoção irá mudar o homem. O mundo faliu, pior não ter um curador judicial para tentar salvar alguma coisa! Morreremos e não veremos!

    ResponderExcluir
  2. À hipocrisia é também uma enfermidade da personalidade onde um cego se dispoe guiar outro cego. Um perigo!
    É ainda, uma outra enfermidade qué é à ausência dê autocritica. Gravíssimo. Com as lideranças no topo do Brasil estamos em um perigo gravíssimo. José Alves Silva Eng. Civil

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!
Agradeço sua participação.