Enquanto ficamos personalizando o problema brasileiro, seja na figura de Lula,de Bolsonaro, de Moraes, de Hugo Motta, de Davi Alcolumbre deixamos de focar na principal causa que nos aflige.
A CORRUPÇÃO!!!!
A corrupção atingiu nível nunca visto antes e tornou-se um mal cultural na sociedade.
A corrupção atingiu nível nunca visto antes e tornou-se um mal cultural na sociedade.
Atinge o Executivo, abrangendo desde os mais baixos níveis da maquina publica, que detêm os pequenos poderes, ate os níveis políticos mais elevados.
Atinge o Legislativo, desinteressado em cumprir sua função fiscalizadora e legisladora, para se ater a interesses pessoais, como acontece no Congresso, que usa verbas onde o interesse publico é o menor objetivo.
Atinge o Judiciário, que vende sentenças e abocanham poderes além dos constitucionais, que interpretam a aplicação da Lei com visão distorcida do real objetivo a que foi criada, desfigurando o principio jurídico de que em cada cabeça uma sentença, dentro de um espectro esperado. A Lei não pode ter sido tão mal elaborada, que possibilite ser interpretada com decisões antagônicas.
A corrupção não é apenas na relação governo e cidadão, onde os interesses pessoais dos envolvidos são vendidos e comprados.
Está nos altos salários e privilégios indevidos, em especial da nata do funcionalismo publico.
Está na quantidade excessiva de políticos, onde se situa o "baixo clero", cujo papel é apenas figurativo e útil como manada na votação de interesses de lideranças.
Está na quantidade excessiva de funcionários, que compões o famoso "cabide de emprego".
Está na deficiente qualificação dos funcionários públicos, seja pelo abandono das autoridades em exigir e disponibilizar meios para sua melhoria, seja pelo próprio desinteresse do funcionário em se qualificar.
Está no abuso de autoridade no desempenho de suas funções.
O diagnostico é fácil de fazer.
Difícil é remediar!!!!
É preciso que a honestidade volte a ser um valor desejado.
GB, a desordem do governo central se apoderou de tal maneira que a porta do cofre fica aberta! A olhar para pequenos municípios que sempre tiveram grandes dificuldades para manutenção de gastos, até criarem o FMP, hoje mostram fartura e gastos que não se justificam. Isso tudo pelo fato estar entrando dinheiro a rodo, com esses políticos recebendo altos recursos através de emendas. Ve-se gastos exorbitantes com shows, contratação de artistas a peso de ouro, festas regionais, menos obras de infraestrutura. Aqui no nordeste, as estradas estão uma lastimar, BR-101, veia de ligação Noete-Sul com ponte interditada, pontes que caem, ponte concluída no governo do Bozo, fechada e acesso só por balsas, verdadeiro tapa na cara do povo brasileiro, e ainda o chefe falando um monte de mediocridades. Agora elegeu o picolé de xuxu para resolver problemas que ele cria! Imagine o que está acontecendo de Minas para cima. Estamos indo muito rápido para o buraco da ditadura quando tivermos mais da metade comendo na mão desses inconsequentes. MP
ResponderExcluir